Widget Image

Comercial e Media Training

Cecília Amaral

cecilia@musicapopularsertaneja.com

(11) 99183-8272

Sugestões de pauta

Cristiane Bomfim

cristiane@musicapopularsertaneja.com

(11) 99453-8127

Mídia Kit

HomeOpiniãoBrotas é a estrela do DVD de 30 anos de carreira de Daniel

Brotas é a estrela do DVD de 30 anos de carreira de Daniel

Brotas é a estrela do DVD de 30 anos de carreira de Daniel

Por: Cristiane Bomfim | Data: 28 de março de 2016

Com pouco mais de 23 mil habitantes, a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, é o destaque do mais novo DVD do cantor Daniel. Se imagens do artista enquadradas fazem parte da decoração de boa parte dos estabelecimentos comerciais do município (sim! Daniel está pendurado nas paredes da padaria, dos restaurantes, do açougue), como demonstração de orgulho da população brotense, a recíproca é verdadeira. Como poucos artistas fazem, desde o início da carreira – quando ainda cantava com João Paulo – o sertanejo leva o nome de Brotas por onde canta.

Para encerrar as comemorações de 30 anos de carreira, natural que Daniel escolhesse gravar um DVD no Cine São José, reformado e reinaugurado por ele em 2009. Nas duas noites, os 400 assentos do local foram ocupados preferencialmente por moradores locais. “Foi uma escolha para realizar um show diferente, um show que encerrasse as comemorações dos meus 30 anos de carreira com um repertório bem à vontade com canções que sempre gostei de cantar. Nada melhor do que estar em casa e cercado por amigos e fãs”, contou Daniel ao Música Popular Sertaneja.

E a pequena cidade com sete hospitais e cerca de 14 mil veículos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cresce nas imagens iniciais: a praça principal com a igreja matriz, as pessoas conversando nas calçadas, a fachada do Cine São José e o hino de Brotas tocado por uma mini orquestra na abertura do DVD.

Daniel In Concert em Brotas” é um projeto que emociona pelo cuidado com que foi produzido, pela história que carrega e pelo respeito do cantor com a cidade que sempre encheu a boca para falar seu nome. De “O Último Julgamento” até “Cheia de Charme”, passando pelo sucesso “Estou Apaixonado”, o repertório é formado por 29 canções que retratam a vastidão do gosto musical do cantor e participações memoráveis. “Canto de tudo, sempre cantei e sempre tive um gosto musical diversificado. Meus shows sempre tiveram uma pitada dessas canções e poder trazer tudo isso à tona foi uma delícia”, confessou ele.

Clássicos do sertanejo – “O Menino da Porteira”, “O Menino da Gaita”, “Romaria” –, sucessos românticos – “Será”, “Como Vai Você”, “Sonhos” – e alguns expoentes da carreira – “Estou Apaixonado”, “Adoro Amar Você” compõe o álbum. Para chegar no número final de canções, o artista precisou eliminar 30 faixas.  “Da primeira vez que sentamos para selecionar repertório, disparei a escrever várias músicas, uma lista de mais de 60 canções sem brincadeira”, lembrou o cantor que costuma ouvir artistas como Adele, Bruno Mars, Ivete Sangalo, Roupa Nova e Tião Carreiro e Pardinho e acredita que todas suas referências têm influência em seus trabalhos.

“Se não influenciar diretamente no repertório por uma questão de montagem do show ou até uma linha musical que procuro seguir, vai influenciar em arranjos, na busca de novos sons, então acredito que tudo é válido quando se trata de boa música”, disse.

Não bastasse a diversidade de gêneros acompanhados pela orquestra, Daniel caprichou também na escolha dos convidados. A começar por José Camillo, pai do cantor. “Meu pai é meu grande espelho de vida e ter ele comigo no palco e acompanhando minha carreira de perto é uma dádiva. Quando ele pode, faço questão da presença dele. Sempre me emociono quando cantamos juntos e não poderia deixar de registrar isso em mais um DVD”, disse. Conduzido ao palco por ninguém menos que Renato Teixeira, José Camillo dividiu o microfone com o filho em “O Último Julgamento” e “Paixão Caipira”. Comove a troca de olhares entre pai e filho, o entrosamento das vozes e a cumplicidade.

José Camillo, pai de Daniel é convidado para cantar no DVD(Foto: reprodução)

José Camillo, pai de Daniel é convidado para cantar no DVD(foto: reprodução)

O álbum teve ainda as grandiosas participações de Renato Teixeira (“Romaria” e “Amizade Sincera”), Sergio Reis (“Menino da Porteira” e “O Menino da Gaita”), Rick Sollo (“Filho do Mato” e “Não Precisa Perdão”, ambas escritas por Rick) e o cantor português Roberto Leal (“Verde Vinho”). O primeiro convidado foi um amigo que Daniel fez nas gravações do The Voice, da TV Globo. Carlinhos Brown é mais que um convidado no palco. Ele canta ao lado de Daniel “Amor I Love You”, famosa na voz de Marisa Monte, e “Tantinho”, que foi escrita por ele e dada de presente para o sertanejo.

“Daniel In Concert em Brotas” tem direção geral Marcelo Amiky, parceiro de Daniel em outros trabalhos. “Temos uma sintonia muito boa, participo do processo e ele entende o que eu pretendo como resultado final. Neste projeto optamos por priorizar as projeções, achei que funcionou tanto para quem estava presente como para o vídeo”, explicou o cantor. O trabalho foi mixado no estúdio Move, na Califórnia (Estados Unidos).

O encerramento fica por conta da voz já rouca de Daniel já nos bastidores com agradecimentos e um breve depoimento de quem reconhece os problemas do país. “Que a música possa proporcionar algo de útil”.

Gostou? Compartilhe
Rate This Article

cristianebomfimsantos@gmail.com

Deixe seu comentário abaixo

Deixe um comentário

Versão Desktop